Vereadores solicitam ao Governo do ES construção de nova sede do SML

Um relatório fotográfico e com informações sobre o estado de má conservação do prédio atual foi entregue ao Governador Paulo Hartung.

O presidente da Câmara de Linhares, Ricardo Bonomo (SD), solicitou ao Governo do Espírito Santo a construção de uma nova sede para o Serviço Médico Legal de Linhares (SML). Um relatório fotográfico e com informações sobre as más condições do prédio que funciona ao lado da antiga sede da Polícia Civil, no centro de Linhares, foi entregue pessoalmente ao Governador Paulo Hartung e ao Secretário Chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, na última terça-feira (20). Além de Ricardo Bonomo, assinaram o documento os vereadores Rosinha Santos (PSDC), Fabrício Lopes (PMDB), Gelson Suave (PSC), Jean Menezes (PRB), Joel Celestrini (SD), Tobias Cometti (PSDC) e Rogerinho do Gás (PRP). O pedido surgiu depois do relato do vereador Fabrício Lopes (PMDB) durante a Sessão Ordinária na última segunda-feira (19) quando no uso da Tribuna Livre levou ao conhecimento da Casa e do público presente a situação do SML de Linhares e pediu que providências fossem tomadas em caráter de urgência junto ao Governo do Estado.

A construção de uma nova sede do SML atende a uma antiga reivindicação já que há muitos anos as instalações não recebem melhorias e as condições de trabalho na unidade – que atende toda a região norte do Espírito Santo – são precárias e insalubres. “O SML de Linhares precisa de uma intervenção imediata do Governo do Estado. E o objetivo deste ofício é simples: trata-se de um pedido de socorro”, destaca um trecho do documento. Ricardo Bonomo acredita que em breve uma audiência com representantes do Governo do ES deverá ser realizada para tratar do assunto.

Em 2013 a Prefeitura de Linhares, por meio da Lei 298 doou uma área de 10.400 metros quadrados ao Governo do Espírito Santo para a construção das sedes da Polícia Civil e do SML, o que na visão dos parlamentares vai reduzir os custos da obra. “Uma situação triste e que não afeta somente os funcionários e sim os familiares que precisam liberar os corpos de familiares ou vítimas que necessitam de exames de corpo de delito”, diz outro trecho do documento.

Paralelo pedido feito ao Governador Paulo Hartung, os vereadores se movimentam para buscar outras parcerias para solucionar o problema o mais breve possível, como o contato com todos os municípios que usufruem dos serviços do SML, além de representantes da sociedade civil organizada para possíveis parcerias a fim dar uma resposta a população sobre as condições precárias do atual prédio. “Estamos unindo forças e juntos encontraremos a solução para dar aos linharenses e aos cidadãos de todo o norte do ES um prédio digno de atendimento”, conclui Ricardo.