Vereadores participam de reunião para criação de Conselho de Esporte em Linhares

Vereadores da Câmara Municipal de Linhares participaram de reunião, nessa segunda-feira (31/01), para levar ao poder Executivo a sugestão de criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Esporte em Linhares (Comdel). A reunião foi realizada por iniciativa de representantes de entidades esportivas do município, na galeria Eldo Sarcineli Vichi da CML.

Na ocasião, foi criada uma comissão composta por 20 pessoas, dentre elas os vereadores Johnatan Maravilha e Roque Chile, e representantes do desporto de Linhares, como Associação Campeões de Vida, Associação do Surf, organizações de corrida, paradesporto e do ciclismo, além da CDL e da OAB.

Segundo o treinador Neemias Santos, a comissão irá estudar a melhor forma para criar o conselho. “Após ouvir representantes efetivos do desporto, vamos colocar o conselho como uma sugestão ao Executivo, já que é uma prerrogativa exclusiva do Prefeito”, explicou.

Para o vereador Johnatan Maravilha, é importante que se crie um conselho para discutir diretrizes do desporto e a participação da comunidade junto ao município. “É valorizar o esporte, atuar na elaboração do plano municipal de esporte, fiscalizar as ações do município e trazer melhorias para o esporte de Linhares, tanto amador, escolar e de alto rendimento”, disse.

E o vereador e presidente da Casa, Roque Chile, disse que com o conselho será possível utilizar melhor as áreas que Linhares tem hoje, como mais de 30 ginásios de esportes e mais de 20 estádios de futebol. “Vamos poder captar recursos do Governo do Estado e Governo Federal, e também fazer um plano de desenvolvimento do esporte, além de desenvolver projetos sociais dentro da totalidade do município, tanto no interior quanto na sede”, concluiu

Na próxima terça-feira (08/02), a comissão irá se reunir para deliberar as diretrizes que irão compor o conselho. Um Conselho Municipal de Esporte tem por finalidade auxiliar na organização do esporte, na consolidação de políticas públicas e na melhoria do padrão de organização, gestão, qualidade e transparência do esporte municipal.

Veja fotos da reunião.