O que já foi feito pelas vítimas da tragédia de Mariana? E o que falta fazer?

Para responder a essas perguntas, vereadores convidaram representantes da Comissão formada pelo Executivo para acompanhar os trabalhos da Renova.
O que já foi feito pelas vítimas da tragédia de Mariana? E o que falta fazer?

Sessão Ordinária Híbrida

Os vereadores da Câmara Municipal de Linhares aprovaram, por unanimidade, o convite protocolado pelo parlamentar Waldeir de Freitas (PTB) endereçado à Comissão dos Atingidos pela Tragédia do Rompimento da Barragem de Mariana-MG do poder Executivo de Linhares, para que compareça ao Plenário, a fim de prestar esclarecimentos acerca das ações realizadas até o momento com a população atingida pela tragédia.

O convite, aprovado na sessão desta segunda-feira (26) foi protocolado no requerimento de nº 2302/2021 que requer informações sobre atuação, fiscalização, projetos desenvolvidos, verbas arrecadadas, programas criados, aplicados e desenvolvidos, desde o início de sua criação até o momento.

“Queremos que a Comissão preste contas de todas suas atividades, devendo apresentar relatórios e documentos, diante da insatisfação demonstrada não só pelos atingidos, mas também de toda sociedade civil. Estamos levando em conta ainda a proximidade do fim para a adesão do novo sistema de pagamento de indenização dos atingidos pela tragédia”, explicou o vereador.

Para Fabrício Lopes (MDB), o convite vai ajudar a CML a ter mais informações, “porque estamos insatisfeitos com as respostas que a Comissão e a Fundação Renova têm nos dado. É uma falta de respeito principalmente com a população. A Comissão (de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Saúde, Assistência Social, Obras e Meio Ambiente) vai montar uma série de cobranças, se necessário vai até o MP, porque não estamos contentes com as respostas deles, que é basicamente procurar no site. Não é isso que queremos. Vai ser bom ouvir essa Comissão do poder Executivo para tirarmos algumas dúvidas da Comissão Permanente da Casa”, disse.

Já o vereador Juninho Buguiu (PV) levantou questionamento a respeito dos comerciantes do Pontal do Ipiranga que ficaram prejudicados com a tragédia e estão até hoje sem resposta por parte da Fundação Renova.

O parlamentar Messias Caliman (Rede) sugeriu que a reunião tenha um direcionamento com as perguntas dos colegas. “Se o foco for a indenização dos comerciantes e da população ribeirinha, que a Comissão venha com as respostas e não apenas ouvir nossos questionamentos para depois trazer as respostas”, apontou.

Assistência Social

Na ocasião, a vereadora Therezinha Vergna (Rede) solicitou aprovação do convite ao uso da tribuna pela secretária de Assistência Social, Luciana Mantovaneli, para prestação de contas da pasta relacionadas às ações de enfrentamento da pandemia do Covid-19. O convite també foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Moção de pesar

Foram aprovadas as moções de pesar de nº 2351/2021, protocolada pelo vereador Roque Chile, ao falecimento do Sr. Jailton Messias, ocorrido no dia 21 de abril; e a de nº 2301/2021 por Tarcísio Silva, ao falecimento do Sr. Luis Carlos Matias, ocorrido no dia 18 de abril.

Projetos lidos

PL nº 2313 – Roque Chile – Emenda ao PL 22/2021, e dá outras providências.

PL nº 2338 – Alysson Reis – Emenda à Lei Orgânica, ampliação do instituto de imunidade tributária religiosa na circunscrição do município de Linhares.

Veja os destaques no Notícias da Câmara.

Assista a sessão completa aqui.