Vereadores cobram solução para alagamentos em diversos bairros

Secretário de Obras e Serviços Urbanos participou da sessão de forma remota
Vereadores cobram solução para alagamentos em diversos bairros

Sessão híbrida da Camara de Linhares_19deabril

A Sessão Ordinária desta segunda-feira (19) contou com a participação virtual do Secretário de Obras e Serviços Urbanos João Cleber Bianchi. O convite, por parte dos vereadores, foi sensível às demandas populares em consequência dos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Em registros por fotos e vídeos, os parlamentares identificaram diversos pontos críticos na cidade e cobraram ações diretas que viabilizem o escoamento das águas e o fim dos alagamentos.

O secretário elaborou uma apresentação mostrando as ações municipais que vão ao encontro dos questionamentos apontados durante o bate-papo, falando sobre limpeza das vias pública e as obras de macrodrenagem.

Vias alagadas

Respondendo às demandas populares, os vereadores apresentaram reivindicações das comunidades e cobraram respostas para os requerimentos efetuados à secretaria, muitos dos quais estão diretamente relacionados à questão dos alagamentos.

O vereador Roninho Passos (DC) apresentou imagens mostrando o intenso alagamento da Avenida República, importante via do bairro Interlagos. Também citou as Avenidas Tupinambás e Vasco Fernandes Coutinho, ambas na Lagoa do Meio. O vereador Allysson Reis (DC) também apresentou pontos de alagamentos recorrentes e cobrou o apontamento de ações que podem efetivamente solucionar o problema, mostrando ocorrências nas avenidas Princesa Isabel e na Quintino Bocaiúva, no bairro Interlagos, e na Avenida Conceição da Barra, no bairro Aviso.

Apresentando demandas referentes ao bairro Movelar, o vereador Egmar Souza (PSC) citou o acúmulo das águas de chuva, principalmente nas ruas Canela e Sucupira, que “tem trazido transtornos aos moradores e pedestres que utilizam as vias”. Ele reivindicou estudos sobre melhorias no sistema de drenagem, alegando que não atende mais a demanda da região, especialmente em dias de chuvas fortes.

O prazo para o término da obra do valão no bairro Aviso foi perguntado pelo vereador Wellington Vicentini (Rede), que também questionou sobre o andamento do projeto de Macrodrenagem no Centro da Cidade.

Distritos e balneários

Já os parlamentares Gilson Gatti (MDB) e Therezinha Vergna (Rede) ressaltaram que a comunidade de Bebedouro há anos sofre com os alagamentos e quiseram saber sobre os projetos voltados àquela região, tendo em vista reivindicações já efetuadas. O vereador Juninho Buguiu (PV) destacou a situação no balneário Pontal do Ipiraga e citou o alagamento na rua Robalo, pedindo providências ao secretário. Já o vereador Juarez Donatelli (Rede) citou o crescimento desordenado no interior e a importância de se estar atento a esse problema.

O saneamento no distrito de Regência foi questionado pelo vereador Messias Caliman (Rede), que quis saber se o “empasse entre o Bandes e a Renova” sobre a responsabilidade em custear as obras já foi resolvido. E também cobrou resposta de um agendamento com o prefeito, acordado anteriormente. Já o edil Valdir Maciel (Podemos) perguntou sobre o prazo de conclusão das obras no bairro São José e solicitou a instalação de redutores de velocidade.  Enquanto Waldeir de Freitas (PTB) indagou ao secretário Bianchi sobre o andamento do projeto destinado ao Pó do Shell.

Por fim, também atendendo ao pedido de moradores, o presidente da Casa, vereador Roque Chile (PSDB), enfatizou os problemas enfrentados na região do Guaxe, especialmente nas ruas Tamandaré e do Porto, e quis saber sobre as obras de esgotamento sanitário.

Sugestões

O vereador Antônio César (PV) ressaltou que os alagamentos são consequência de um projeto de cidade, e que não adianta apenas pôr em prática medidas paliativas, como desentupimentos e recolhimento do lixo urbano. Defendeu ações como a expansão das áreas verdes, por exemplo.

Em 2019, foi aprovado um orçamento de 120 milhões para investimentos em melhorias na infraestrutura de macrodrenagem no município, e o parlamentar Fabrício Lopes (MDB) quis saber quanto desse valor já havia sido executado, e reiterou a necessidade da Macrodrenagem no Centro da Cidade. Ele ainda ressaltou medidas inovadoras que vêm sendo utilizadas em algumas cidades, como a instalação de bueiros ecológicos, citando como exemplo a cidade de Blumenau. Esta ideia também foi abordada pelo vereador Tarcísio Silva (PSB), que ainda apontou outras inovações como a utilização de pavimentos permeáveis.

Embora de formas diferentes, por diversas vezes os vereadores destacaram que são representantes da população e que terão como foco durante o mandato a fiscalização do uso do dinheiro público. Quer conferir as respostas do secretário de Obras e Serviços Urbanos? Acesse a íntegra da sessão aqui .