Vereadores aprovam projeto que inclui equipe multidisciplinar nas escolas

O projeto prevê a inclusão de mais profissionais especializados nas escolas municipais

Os vereadores da Câmara Municipal de Linhares aprovaram com unanimidade, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (9), o projeto indicativo nº 2338/2018, de autoria do parlamentar Tarcísio Silva, que dispõe sobre a inclusão de assistentes sociais, psicopedagogos e psicólogos no quadro de profissionais de educação nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Linhares.

Segundo o vereador, o projeto indicativo de lei é importante devido à atenção que os estudantes podem ter com o ajuda desses profissionais. “Os alunos teriam o apoio dessa equipe para solucionar problemas na escola ou em casa e, assim, continuar ainda melhor seu aprendizado na escola”, explicou.

Projetos lidos

Foram lidos os projetos nº 2462/2018, de Tobias Cometti, que dispõe sobre o “Programa Wi-Fi em Linhares” nas praças, parques e pontos turísticos do município, por intermédio de convênios e parceiras público-privadas; e o projeto nº 2534/2018, do Poder Executivo, que dispõe sobre autorização do Poder Executivo municipal a abrir crédito adicional suplementar.

Dois projetos do vereador Tarcísio Silva voltaram ao gabinete para ser reencaminhado como projeto indicativo de lei, pois tiveram pareceres contrários da Comissão de Constituição e Justiça. Foram os de nº1051/2018, que dispõe sobre a proibição de cobranças de taxa de religação de energia elétrica e de água no município, em caso de corte de fornecimento por falta de pagãmente, e o de nº 1462/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixar em local visível e acessível ao público, em todas as unidades de saúde da rede municipal, a escala de médicos e sua especialização.

E o projeto de lei nº 1901/2018 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019 continua em pauta com o prazo regimental para entrega de emendas dos parlamentares.

Uso da tribuna

O vice-governador do Estado do Espírito Santo, Cesar Colnago, esteve presente na Sessão Ordinária e fez uso da tribuna livre para apresentar os avanços que o Estado vem conquistando a partir das políticas públicas implementadas com o atual governo, como a Escola Viva, a Rede Cuidar e mais vagas e capacitações para jovens. Em destaque, ele apresentou as principais realizações no Rio Doce e região Nordeste.

O presidente da Casa, Ricardinho da Farmácia, entregou o certificado de reconhecimento ao vice-governador como homenagem da Câmara de Linhares ao trabalho realizado em mais de 20 anos de atuação política no Estado.

Também fizeram uso da tribuna os vereadores Tobias Cometti, Joel Celestrini, Jean Menezes e Rogerinho do Gás.

Moção de pesar

Foram aprovados os requerimentos do vereador Joel Celestrini para expedição de moção de pesar para personalidades do município que marcaram e ajudaram na construção de Linhares. Serão entregues as moções em nome das famílias dos senhores Antônio Casagrande e Valdomiro Agrise e para a senhora Odenice dos Reis da Silva, falecidos no último dia 4 de julho. Rogerinho do Gás também solicitou a inclusão de homenagem ao senhor Oliveira Luiz da Silva.

.