Vereadores aprovam orçamento do município para 2022

Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025 também é aprovado em Sessão Ordinária

Os vereadores da Câmara Municipal de Linhares aprovaram, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (20/12) o orçamento municipal para 2022. O Projeto de Lei do poder Executivo, sob o nº 7481/2021, é o que estima receita e fixa despesa do município de Linhares para o exercício financeiro de 2022. O PL recebeu emendas sob os números 8428/2021 e 8515/2021. Esta última acrescenta atividades ao orçamento anual para o exercício de 2022.

Já o PL de nº 7480/2021, também do Executivo, é o que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 a 2025.

LOA em Sessão Extraordinária

E a redação final da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2022 será discutida e votada em Sessão Extraordinária marcada para quarta-feira (22/12), às 16 horas, no Plenário da Casa de Leis. O orçamento municipal deve ser apreciado e aprovado pelos vereadores antes do fim do ano para que as atividades do Executivo possam acontecer.

Projetos aprovados

Outro projeto do Executivo que foi aprovado pelos parlamentares foi o de nº 8625/2021 que dispõe sobre autorização para contratação de pessoal por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX, art. 37 da Constituição Federal. O projeto se refere à contratação de professores da rede pública de ensino de Linhares.

O Projeto de Lei de nº 8161/2021, de autoria do vereador Vicentini (Rede), acrescenta ao capítulo I do título VI da lei municipal nº 2662/2006, a seção VI-A, a fim de permitir o parcelamento do imposto sobre a transmissão “inter vivos” de bens imóveis e de direitos reais a eles relativos – ITBI. O vereador Amantino Paiva (MDB) pediu vistas do projeto para posterior votação.

Veto rejeitado

O poder Executivo encaminhou vetou o Projeto de Lei de nº 5995/2021, de autoria do vereador Roque Chile (PSDB), que institui a política Municipal de prevenção ao abandono e evasão escolar. O veto está sob o protocolo nº 8126/2021.

Porém, os vereadores rejeitaram o veto do Executivo por entenderem que o projeto não contém vício de iniciativa ou desvio de competência, que foram as alegações apresentadas para o veto total por inconstitucionalidade.

Homenagens e uso da tribuna

O coordenador do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Jair Furlan Junior, fez uso da tribuna livre para mostrar a atuação do órgão com a nova lei de autoria da vereadora Therezinha Vergna (Rede), que institui a semana do campo limpo (lei nº 4006/2021) e visa à conscientização para a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas..

O vereador Roninho Passos (DC) homenageou os alunos que participaram das paralimpíadas escolares de 2021, realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A treinadora Kelley Bonicenha foi quem levou os alunos que trouxeram diversas medalhas ao município.

E o vereador Messias Caliman (Rede) homenageou o Jornal Terral, em nome do jornalista Daniel Porto, pelos 31 anos de fundação do jornal.

Veja as fotos da Sessão.

Assista à Sessão completa.

Assista ao Notícias da Câmara.