Servidores da Câmara participam de pesquisa para avaliar o desempenho e o clima no trabalho

A pesquisa faz parte de uma estratégia da gestão para identificar as necessidades relacionadas a cada setor e melhorar a motivação e a produtividade dos servidores

A Câmara Municipal de Linhares quis ouvir os seus servidores efetivos e comissionados para elaborar um diagnóstico do Clima Organizacional e do Desempenho no exercício das suas atribuições funcionais. De 1 a 6 de julho, os servidores responderam voluntariamente a um formulário disponibilizado online por meio de um QR-CODE.

Em tom de agradecimento aos servidores, o Presidente da Câmara, o vereador Roque Chile  (PSDB), parabeniza a todos que participaram respondendo às perguntas e ressalta que a contribuição foi de grande importância para que as demandas dos servidores possam ser correspondidas dentro do plano de ação que já vem sendo seguido pela gestão.

"Agradeço muito a todos os efetivos e comissionados que colaboraram com o estudo. Tivemos uma participação consistente e que foram essenciais para nortear o diagnóstico. Sem acreditar na pesquisa e na gestão essa parceria não seria possível, então agraço muito por todos que confiaram", afirma Roque.

A próxima etapa a ser praticada é o diagnóstico interno baseado na interpretação e análise das respostas coletadas com a participação dos servidores. Em seguida, esses dados serão apresentados a todos para que possam ser formuladas ações dentro do plano da gestão.

Análise de Desempenho e Clima

As perguntas formuladas para a Pesquisa de Clima Organizacional e do Desempenho dos Servidores visaram captar a satisfação dos servidores em diferentes aspectos. Os aspectos  objetivos estão relacionados diretamente às práticas cotidianas das suas funções, como capacitação técnica, instrumentalização para a realização das tarefas e chefias capacitadas para o direcionamento dos trabalhos de cada setor. Em uma análise mais subjetiva, a pesquisa tentou perceber aspectos comportamentais e motivacionais, tais como a reação do servidor diante das ocasiões e até mesmo o sentimento de valorização dentro da instituição.

O Controlador Geral da Câmara, Reofran Pereira dos Santos, que também é professor universitário na Faceli, e um dos responsáveis em viabilizar a parceria entre as instituições para a realização da pesquisa, diz que a intenção é identificar as necessidades que predominam nas diferentes áreas funcionais. Ele explica que com a análise das respostas é possível identificar qual o sentimento dominante  e as necessidades ou empecilhos relatados com frequência pelos servidores. Com base no diagnóstico, serão elaboradas estratégicas para suprir as demandas, visando manter os servidores motivados a desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível.

“A pesquisa de Clima Organizacional permite que gente entenda quais são os fatores motivacionais, fatores higiênicos e nível de relação influente no clima da própria Câmara. Então você consegue entender como as pessoas estão se sentindo e quais as demandas que devem ser supridas em relação às questões ligadas à gestão de pessoas”, explica Reofran.

Parceria com a Faceli

A Pesquisa de Clima Organizacional e do Desempenho dos Servidores foi viabilizada por meio de uma parceria com a Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares). A proposta faz parte do  projeto de extensão “Pesquisa de Clima e Avaliação de Desempenho dos Servidores da Câmara Municipal e Linhares”, dos estudantes graduandos em Administração.

O presidente da Fundação Faceli, Robson Guimarães do Valle, reiterou que parcerias como essa não apenas fortalecem as instituições (Faceli e CML) como consolidam as inúmeras ações desenvolvidas pela Gestão Municipal, uma vez que o desenvolvimento econômico de Linhares se dá também pelo fortalecimento de um setor público mais qualificado e eficiente

“Uma das vocações da Faculdade Faceli é a de se integrar também no enorme desafio de como qualificar a gestão pública, no sentido de se aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados à nossa população. Sendo assim, essa parceria com a CML não só se torna natural, como espero também que seja a primeira de muitas outras neste sentido”, afirmou