Segurança Pública e Defesa Civil em destaque no Plenário

Por mais de uma hora, diversos questionamentos foram realizados pelos vereadores ao secretário municipal da pasta

A formação do Conselho Municipal de Trânsito, o vandalismo em escolas e cemitérios, e o retorno da Patrulha Rural foram alguns dos muitos questionamentos feitos pelos vereadores ao secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Linhares, Cel. Jones de Freitas Mattos, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (31/03).

Anteriormente à sessão, o cel. Jones recebeu uma pauta de demandas dos parlamentares com 10 assuntos. O secretário iniciou sua participação na Tribuna falando dos desafios de mobilidade urbana em nossa cidade. Em seguida, diversos questionamentos foram direcionados ao secretário, que veio à Casa a convite do presidente, vereador Roque Chile (PSDB).

O vereador Fabricio Lopes (MDB) abriu a conversa ressaltando a importância de se constituir um Conselho Municipal de Trânsito para viabilizar estudos em relação ao tema. Ele enfatizou a necessidade de ampla discussão sobre mobilidade urbana, visto o aumento significativo no número de veículos que circulam pela cidade.

Os parlamentares Egmar Souza Matias (Guigui) e Roninho Passos (DC) abordaram a segurança nas escolas. O vereador Egmar questionou sobre as ações que poderiam ser implementadas para minimizar a prática de vandalismo contra bens públicos, especialmente em escolas e cemitérios. Citou o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Valdir Maciel Marinho, no bairro Planalto, e os cemitérios do Planalto e do Interlagos, alvos de depredações.

Já o vereador Roninho levantou a possibilidade de se contratar segurança privada para as escolas, apontando que há essa utilização para vigilância em obras. Também citou que esteve na sede da Guarda Municipal e observou a existência de diversas viaturas paradas por falta de manutenção.

A segurança no interior foi outro ponto colocado em Plenário pelos parlamentares Alysson Reis (DC), Therezinha Vergna (Rede) e Jadir Rigotti (PV). O vereador Alysson Reis apresentou ao secretário demandas recebidas por meio das redes sociais. Os participantes quiseram saber sobre as ações de segurança voltadas às localidades do interior, como Povoação, Pontal do Ipiranga, Regência, Degredo e Japira. E também sobre o funcionamento das câmaras de videomonitoramento.

O retorno da Patrulha Rural foi o questionamento pela vice-presidente da CML, vereadora Therezinha Vergna, citando a constância de furtos com atos de violência contra os moradores das comunidades, especialmente devido ao afastamento da cidade. Ela enfatizou que é “preciso a ronda constante da patrulha nessas localidades” e quis saber o quantitativo de veículos atundo no policiamento ostensivo da região.

Ações de segurança patrimonial e da comunidade foram cobradas pelo vereador Jadir Rigotti (Juninho Buguiu), em Pontal do Ipiranga, citando ocorrências na localidade. Em sua fala, o parlamentar buscou “traduzir” o sentimento de insegurança vivido por moradores e comerciantes de Pontal e fez questão de reafirmar os prejuízos que a falta de segurança traz ao potencial turístico do balneário.

Já o vereador e professor Antônio Cesar (PV) pediu o levantamento de dados sobre o número de arrombamentos e furtos no Centro da cidade, enfatizando as demandas que chegam até ao seu gabinete relacionada ao tema. Também cobrou sobre o planejamento estratégico da segurança pública para os próximos anos.

Por fim, a necessidade de câmeras de monitoramento nos balneários e no interior foi enfatizada pelo vereador Messias Caliman (Rede), lembrando das dificuldades da distância, mas minimizadas agora com recente cabeamento para acesso à internet. Quer conferir a íntegra das perguntas e das respostas? Clique aqui.

Família

Antes da participação do secretário, a grave realidade sobre a violência doméstica em Linhares, novamente foi destaque na Tribuna. O pastor Renato Perovani de Almeida, convidado pelo vereador Alysson Reis, trouxe para a Tribuna o tema “Família”.

Casado há 27 anos com Marli Pirovani de Almeida, vice-presidente da Primeira Igreja Assembleia de Deus, ministério Linhares, empresário e master coach, o pastor Renato destacou o número de ocorrências de agressões sofridas por mulheres dentro de suas próprias casas. “Infelizmente, Linhares é a cidade com mis registros de violência contra a mulher. De janeiro a abril deste ano, foram registrados, de acordo com a Polícia Civil, 604 casos. Não podemos nos conformar com essa falta de ‘saúde’ nas famílias”, destacou.

Covid-19

Encerrando a sessão, o presidente da Casa, vereador Roque Chile, fez um alerta sobre a pandemia. Lembrou que Linhares continua em risco alto e pediu para que a população adote as medidas de segurança em saúde.

“Nos últimos 11 dias tivemos 20 óbitos. Apesar de ainda termos leitos disponíveis, não podemos brincar. Vamos manter as medidas de segurança: usar máscara, respeitar o distanciamento social, utilizar álcool gel. Evitar que a contaminação pelo coronavírus tome proporções ainda maiores é uma responsabilidade de todos nós, é a preocupação que hoje precisamos ter com a gente mesmo e com o próximo”, afirmou o presidente.

Acompanhe o trabalho dos vereadores. A galeria permanecesse fechada por questões de segurança de saúde, mas você pode acompanhar a sessão em tempo real por nossos canais do Facebook ou Youtube. Participe das decisões do Legislativo linharense. Essa é a sua cidade!

Veja mais fotos aqui.

Assista a sessão completa.