Professores de Linhares são homenageados durante a sessão

Na próxima sexta-feira, 15 de outubro, celebra-se o Dia do Professor. Essa data emblemática não poderia deixar de ser lembrada, por isso na Sessão Ordinária de segunda-feira (12), o vereador e professor Antônio Cesar fez questão de homenagear onze professores que atuam em Linhares. Os profissionais foram indicados a receber uma pequena lembrança e um certificado de honra ao mérito pela relevante atuação no contexto da educação municipal.

A professora Fabrícia Batista de Souza foi convidada a fazer o uso da tribuna livre, ela que é surda e atua na educação especial e na direção da Associação dos Surdos de Linhares (Assurlin). Em sua fala, ela destacou o importante papel do educador.

"Eu sou fruto do processo educativo e pretendo perpetuar isso na vida de outras pessoas. Sinto-me muito incentivada, empoderada em poder disseminar, educar e participar desse processo e fazer a diferença na vida de tantas pessoas", enfatiza.

A professora Neli Colombo, que também representa um coletivo de professores,  ressaltou a iniciativa conjunta dos profissionais em propor soluções para os desafios na educação durante a pandemia.

"É um coletivo ainda não formal, mas que já conta com os elementos mais importantes para a sua constituição, exercer o trabalho de buscar soluções. Nós entendemos que os profissionais da educação e o poder público precisam juntos traçar estratégias para minimizar os impactos da pandemia", diz.

Projetos

O Projeto de Lei  n° 5792/2021, do vereador Gilson Gatti, que institui a Semana Municipal da Consciência Negra, teve a redação final aprovada após receber a emenda n° 6387/2021.

A intenção da iniciativa é suscitar discussões sobre a situação socioeconomica e política da população negra na sociedade e também destacar a sua contribuição. A semana seria dedicada à atividades em prol da conscientização e respeito à diversidade étnico e racial.

Já o Projeto de Lei protocolado sob n° 5510/2021, com autoria do vereador Roninho Passos, foi aprovado após os parlamentares rejeitarem, por meio de votação, o parecer prévio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Linhares.

O parecer opina pela inadimissibilidade total da proposta que visa confeccionar uma carteira municipal de identificação para pessoas com transtorno de espectro autista. A carteira daria direito ao pagamento de meias-entradas em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de estabelecer o atendimento prioritário em estabelecimentos público e privados de Linhares.

Veja mais fotos aqui.