PL declara utilidade pública a Associação Campeões de Vida

Vereadores aprovaram por unanimidade PL nessa segunda-feira (14)

Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (14), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 4779/2019 que declara de utilidade pública a Associação Campeões de Vida. O projeto existe desde 2009 retirando crianças e adolescentes de situação de risco e inserindo-os no esporte. São mais de 200 jovens atendidos pelo projeto e a sede do fica no distrito de Bebedouro.

Para o coordenador da associação, Neemias Santos, a aprovação desse PL é de suma importância para dar continuidade ao trabalho. “Nós estamos tentando contribuir na formação de novos cidadãos, tirando da vida fácil dos entorpecentes e do crime”, declarou. Na ocasião, esteve presente a aluna Rebeca Toledo, a única atleta feminina do projeto, mostrando-se guerreira e disposta a lutar pelos seus sonhos. “Que mais projetos como este possam invadir o nosso município, trazendo esperança de um futuro melhor para as nossas crianças”, destacou o presidente da Casa, Ricardo Bonomo.

Projetos aprovados

Poder Executivo - PL nº4849/2019 - autoriza a Fundação Faculdades Integradas de Ensino Superior do Município de Linhares (Faceli), a conceder auxílio financeiro a estudantes

Poder Executivo PL nº 4665/2019 – autoriza contratação temporária de professor, bibliotecário e contador para a Fundação Faceli

Poder Executivo – PL nº 4664/2019 – autoriza contratação temporária de tradutor e intérprete de Libras e de monitor de educação especial para a Fundação Faceli

Poder Executivo – PL nº 4704/2019 – altera dispositivo da lei municipal nº 3.850/2019, que disciplina a concessão de gratificação para Comissão de Cadastro, Comissão Especial e Grupo de Trabalho, da Administração Direta e Indireta do município de Linhares.

Poder Executivo – PL nº 4705/2019 – altera dispositivo da lei municipal nº 1.347/1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do município de Linhares.

Poder Legislativo - Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 4522/2019 – dá nova redação ao caput do artigo 13 da Lei Orgânica Municipal, altera e revoga parágrafos, fixando o número de vereadores da Câmara Municipal de Linhares. O projeto foi aprovado em primeiro turno e tem prazo de 10 dias para votação em segundo turno.

Projeto rejeitado e retirado de pauta

Poder Legislativo – Fabrício Lopes – PL n° 1873/2019 – institui o programa de reserva de vagas de estacionamento para toda mulher gestante residente no município de Linhares. Projeto foi rejeitado pelos vereadores.

Poder Legislativo – Jean Menezes – PL n° 2810/2019 – dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água do município. O projeto foi retirado de votação pelo seu autor.

Projeto lido

Poder Legislativo – Mesa Diretora - Projeto de Resolução n° 5001/2019 – dispõe sobre a criação da Escola do Legislativo, e dá outras providências.

Comissão especial

Na Sessão Ordinária, foi criada Comissão Especial destinada ao estudo de problemas relacionados ao baixo preço do café e demais dificuldades relacionadas ao seu cultivo em Linhares. A comissão está composta pelos vereadores Gelson Suave como presidente, Ricardo Bonomo como relator, e Tobias Cometti, Estéfano Silote e Joel Celestrini como membros. Os parlamentares terão o prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos.

Segundo o vereador Gelson Suave, a realidade dos produtores de café da região de Linhares está quase insustentável. Por isso, ele solicitou a criação da comissão para que “possamos ver juntos aos órgãos competentes, no Espírito Santo e em nível nacional, uma forma de os vereadores ajudarem os produtores de café”, explicou.

Convite

O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberto Bourguignon, utilizou a tribuna livre para fazer um convite aos vereadores e à população para participar do “I Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba”. O evento será realizado no dia 24 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 14 horas. Ele destacou a relevância do município de Linhares no agronegócio em âmbito estadual e nacional, como a produção do café.

Também utilizaram a tribuna os vereadores Estéfano Silote, Tarcísio Silva, Joel Celestrini, Tobias Cometti, Gelson Suave, Rogerinho do Gás, Jean Menezes e Fabrício Lopes.