Nova forma de administrar a Câmara gera economia de quase R$ 2 milhões

Uma economia de R$ 1.843.295,97 foi o resultado obtido no primeiro bimestre deste ano pela gestão da Câmara Municipal de Linhares. Um valor alcançado por meio da reestruturação no cenário interno, identificados os pontos críticos que ocasionavam a fuga dos recursos e eliminadas as despesas desnecessárias ao funcionamento da Casa de Leis.

Entre os gastos desnecessários, estavam o pagamento de jetons sem comprovação de resultados das comissões e sem o devido registro no Portal da Transparência; horas extras no teto máximo e sem adequação às necessidades internas; além de contratos antieconômicos e contratos vencidos com pendências financeiras.

Em demonstrativo apresentado, somente na folha de pagamento dos servidores foram economizados R$ 496.357,14. Em relação às diárias dos vereadores a economia foi de R$ 49.150,00 no comparativo com o mesmo período de 2020. Já a renegociação de contratos ocasionou uma redução de R$ 167.850,00 com a prestação de serviços.

E uma nova estrutura de Tecnologia da Informação (TI), que demandaria a aquisição de um Parque Tecnológico completo, caso não tivesse sido firmada a parceria com o Executivo municipal para abrigar os bancos de dados da CML em seu Datacenter, custaria, pelo menos, R$ 1 milhão.

“A responsabilidade com o dinheiro público e a redução significativa de receita, no valor de R$ 5 milhões, são alicerces dessas ações. E faremos ainda mais. Na próxima semana iremos finalizar o planejamento estratégico e ele estará disponível no site para a população acompanhar. Todos os gastos desse biênio serão somente aqueles com comprovação de necessidade. Não haverá nenhum tipo de desperdício. Já no balanço de 100 dias, teremos novas conquistas”, garantiu o presidente da Casa, vereador Roque Chile.