Campanha Setembro Roxo foi tema de divulgação na tribuna livre

A campanha Setembro Roxo visa divulgar a doença genética denominada Fibrose Cística e alertar a sociedade para a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces. A doença pode ser diagnosticada com o teste do pezinho em recém-nascidos

Setembro é considerado o mês de conscientização da Fibrose Cística, doença genética conhecida como Doença do Beijo Salgado. Diagnosticada pelo Teste do Pezinho, por meio da punção no calcanhar do bebê, a Fibrose Cística afeta diversa órgãos, principalmente os pulmões e pâncreas, que se não tratada precocemente ocasiona complicações como doença respiratória crônica e desnutrição.

Rosiene Conti Feitoza, mãe do João, 6 anos, diagnosticado com a doença genética, utilizou a tribuna livre para divulgar a campanha Setembro Roxo, dedicada a realizar ações voltadas para a divulgação e conscientização sobre a doença. Na condição de membra da Afices (Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo), ela ressaltou as ações de conscientização que vem sendo realizadas em Linhares, a exemplo do evento com diversas modalidades esportivas ocorrido na Lagoa Nova, neste último final de semana.

“É importante levar para toda a sociedade a divulgação da Fibrose Cística, e, assim, diagnosticar precocemente a doença para que o paciente possa ser tratado e tenha uma melhor qualidade de vida”, explica.

A campanha “Setembro Roxo” foi instituída oficialmente em Linhares pela Lei n° 3942 de 2020.

Projeto Vivenciarte

Os mentores do projeto Vivenciarte Samuel Roni e Maria do Carmo Segato utilizaram a tribuna livre para demonstrar as atividades desenvolvidas junto aos idosos assistidos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Linhares.

O Vivenciarte é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, que oferece serviço social voltado à atenção e ao cuidado com a terceira idade, por meio de atividades de lazer e entretenimento. A finalidade é fortalecer a convivência comunitária e familiar, promovendo maior qualidade de vida para os idosos.

Veto e parecer derrubados

Os vereadores rejeitaram o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Linhares, que orientava para a inconstitucionalidade do Projeto de Lei protocolado sob nº. 5428/2021. O projeto determina que as empresas de médio e grande porte instaladas no município realizem palestras para a conscientização sobre os direitos e sobre a violência contra mulheres, crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

O projeto “Vá de Bike”, protocolado sob nº 032/2021, também obteve sucesso após a unanimidade dos vereadores optarem por derrubar o veto total por inconstitucionalidade do Poder Executivo. O objetivo é que as empresas invistam na ideia de incentivo ao uso de bicicletas como meio de locomoção e se tornem uma “Empresa Amiga do Ciclista”, disponibilizando uma vaga de carro e o suporte para a instalação de bicicletários.

Homenagens

Em celebração ao dia do Guarda Civil, ocorrido em 3 de setembro, o vereador Roninho Passos convidou os agentes da Guarda Civil de Linhares Arilton Armini Cavalcanti e Antonio Marcos Alves de Souza para receberem seus certificados de Honra ao Mérito em nome de todos os profissionais que colaboram e prestam serviços para manter a ordem pública e segurança da nossa sociedade.

Representantes do Tiro de Guerra de Linhares, o Sargento Danilo Emanuel Duarte Batalha e os monitores Rafael Barbosa Fassarella, Matheus Bissoli Costa e o atirador Giovanni Pires Trevisani Baptista Cruz fizeram o uso da tribuna livre para falar sobre o trabalho desenvolvido dentro da instituição.

Durante o seu tempo de fala, foi apresentado um vídeo editado pelos próprios atiradores, narrando a história desde a fundação do Exército Brasileiro, em abril 1648, até a inauguração do Tiro de Guerra 01-017, instituído no município de Linhares em 1945.

Após apresentação, os militares receberam certificados de Honra ao Mérito por suas atuações no município.

Assista os destaques no Notícias da Câmara

Assista a sessão completa aqui.

Veja as fotos aqui.