Moradores de Rio Quartel são ouvidos na 4ª Câmara Itinerante

Os moradores da região de Rio Quartel puderam participar da 4º sessão da Câmara Itinerante, na noite dessa quarta-feira (15/11), realizada na Associação de Moradores do bairro.. A proposta da Câmara Itinerante é levar o legislativo até as comunidades para saber quais são as reais demandas da população. As últimas sessões aconteceram nos bairros Interlagos e Movelar e no distrito de Povoação.

O vereador e presidente da Câmara de Linhares, Roque Chile, propositor do projeto, explicou que é importante aproximar os vereadores da sociedade para que possam conhecer de perto os anseios de cada bairro e, assim, alinhar as propostas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) em dezembro.

Na abertura do encontro, os vereadores se apresentaram aos moradores presentes e coube ao presidente apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos dentro do legislativo por meio do Planejamento Estratégico, um projeto de gestão para o biênio 2021/2022.

“Estou muito orgulhoso com o resultado que vem sendo alcançado. Hoje conquistamos uma posição de destaque nacional e somos referência em gestão estratégica. Essa conquista é de todos os servidores. Quem ganhou o prêmio foi a Câmara Municipal de Linhares”, enfatizou Roque Chile.

Oficina de ideias

A ideia de levar os vereadores até os bairros é justamente ouvir o que a população local tem a dizer sobre os problemas que mais afligem o dia a dia da comunidade. Mas para que as pessoas pudessem se expressar, foi proposta uma dinâmica colocando os vereadores em contato com os moradores.

Trata-se de uma oficina de ideias para a discussão de temas relacionados às áreas ambiental, econômica e social, importantes eixos para o desenvolvimento local. Após o debate, os moradores apresentaram os problemas relacionados a cada uma das áreas e a solução sugerida. A dinâmica visa coletar informações e possíveis soluções para as demandas da própria população.

Dentre as situações citadas, a maioria foi no âmbito social, como unidade nova do posto de saúde com ambulância, guarita da guarda municipal e mais policiamento na região, o loteamento irregular em Sítio Nativo, criação de cemitério e capela mortuária, melhoria do sinal de celular, mais serviços de assistência social, apoio de maquinário para pequenos agricultores.

Na área ambiental, foi levantada a questão do aterro sanitário da região, saneamento do esgoto e a melhoria das estradas rurais com as chuvas. E no econômico, os moradores disseram que a prefeitura deve investir em ofertas de qualificação profissional para que os jovens possam trabalhar nas indústrias que estão na região.

Veja as fotos da reunião.