Linhares passa a integrar consórcio de produção hortigranjeira

O Cointer promove produção e comercialização de produtos hortigranjeiros

O município de Linhares passa a integrar o Consórcio Intermunicipal para Fortalecimento, Produção e Comercialização de Produtos Hortigranjeiros (Cointer) com a aprovação do Projeto de Lei nº 6906/2021, do poder Executivo, pelos vereadores da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (22/11).

O PL disciplina a participação de Linhares no consórcio que tem como um dos objetivos defender, ampliar e promover a interação, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira da produção e comercialização de produtos hortigranjeiros dos municípios que integram o Cointer.

Já participam do Cointer os municípios Baixo Guandu, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Marilância, Pancas, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte e São Roque do Canã. Além disso, as medidas conjuntas adotadas entre os municípios terão a finalidade de elaborar projeto executivo de gestão da Ceasa Noroeste.

Projetos aprovados

Outros três projetos foram aprovados na Sessão. O de nº 5908/2021, do vereador professor Antônio César (PV), teve sua redação final aprovada. O PL estabelece a obrigatoriedade da instalação de placas em alfabeto Braile e mapa tátil nas repartições públicas.

O de nº 6149/2021, de autoria de Alysson Reis (DC), dispõe sobre a alteração do artigo 95 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Linhares. E o de nº 5428/2021, também de Alysson, determina que as empresas de médio e grande porte instaladas em Linhares realizem palestras de conscientização sobre direitos e violência a seus funcionários. A emenda nº 5469/2021 do projeto foi rejeitada pelos vereadores.

Já o projeto de Lei nº 5673/2021, de Juninho Buguiu (PV), que dispõe sobre criação do projeto de lei de acessibilidade da pessoa com deficiência às praias de Linhares, foi retirado de pauta pelo autor.

Homenagens

A Sessão também contou com duas homenagens a entidades do município com entrega de certificados. O vereador Tarcísio Silva (PSB) homenageou o Sindicato das Indústria da Madeira e do Mobiliário (Sindimol) pelos seus 35 anos. E o vereador e presidente da Casa, Roque Chile (PSDB) homenageou o grupo musical Cantarolar em virtude do Dia do Músico, comemorado no dia 22 de novembro.

Fez uso da palavra na tribuna livre o coordenador do Incaper, Daniel do Nascimento Duarte, que mostrou a atuação da instituição em seus 65 anos de existência.

Veja mais fotos da Sessão.

Assista à Sessão completa.

Assista ao Notícias da Câmara.