Legislativo terá ponto facultativo de Corpus Christi

Não haverá expediente na CML nos dias 03 e 04 de junho, próximas quinta e sexta-feiras.

Na próxima quinta-feira (3) será comemorado o dia de Corpus Christi. E embora muitas pessoas imaginem se tratar de um feriado nacional, a data é ponto facultativo. Isso significa que estados e municípios possuem autonomia pra definir se irão aderir ou não. 

Nesta terça-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal de Linhares, vereador Roque Chile, assinou o Decreto Nº. 122/2021, determinando ponto facultativo nos dias 03 e 04 de junho. Há cinco dias, o governador Renato Casagrande, já havia anunciado essa decisão para a Administraçao pública estadual direta e indireta. 

Alguns locais, anteciparam esse e outros feriados como estratégia para conter o avanço da pandemia. Na cidade de São Paulo, Corpus Christi (3 de junho), Consciência Negra (20 de novembro) e o aniversário da cidade (25 de janeiro de 2022).foram "comemorados" antecipadamente, nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1° de abril.  

A decisão de manter o Corpus Christi como ponto facultativo foi tomada pelo Ministério da Economia, e oficializada por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro do ano passado. 

O ministério recomenda que as datas sejam obedecidas pelos órgãos da administração púbica federal, sem prejudicar a prestação de serviços para a população. As cidades e empregadores podem optar por aderir ou não ao feriado.

Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão proveniente do latim que significa “Corpo de Cristo”. A festa católica comemora o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue.