Legislativo linharense poderá ter assessoria técnica da Ales

Termo de cooperação entre Assembleia e Ascamves tem como foco a capacitação dos vereadores e servidores das Câmaras

Capacitar para legislar melhor. Esse é o foco do termo de cooperação técnica que passa a permitir que a Assembleia Legislativa auxilie as Câmaras de Vereadores capixabas. O acordo foi assinado nesta terça-feira (1°) pelo presidente da Ales, deputado Erick Musso (Republicanos), e o diretor-presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), vereador Wagner França (PT), de São José do Calçado.

O documento representa a possibilidade de realização de cursos de capacitação para vereadores e servidores e a orientação técnica para serviços específicos, como a revisão de regimentos internos das câmaras legislativas.

“Temos cerca de 860 vereadores em todo o Estado, quase 70% deles são de primeiro mandato. Existe uma demanda por capacitação para que as câmaras consigam desenvolver um melhor trabalho para o município”, explicou o vereador França.

O presidente da Casa destacou que, por meio do convênio, será ofertada assessoria técnica para que as câmaras possam oferecer serviços ao cidadão, assim como acontece na Ales com o Procon Assembleia, a Delegacia do Consumidor, a emissão de carteira de identidade, entre outros.

“Implantamos vários serviços aqui na Ales que podem ser levados aos legislativos municipais. Isso dá musculatura às câmaras, aproxima da população. Precisamos trabalhar para o protagonismo do Poder Legislativo”, destacou Musso.

O Legislativo linharense foi representado por seu presidente Roque Chile, que também desenvolve a função de Relações Institucionais da Ascamves. “O primeiro contato da população é sempre com o vereador. Somos muito cobrados diariamente, e para responder da melhor forma possível às demandas das pessoas, é essencial conhecer de forma integral tanto o papel do vereador quanto as possibilidades de atuação. E essa parceria é fundamental para oportunizarmos as melhores condições de estruturar legislaturas realmente capacitadas”, destacou Roque Chile.

Termo de cooperação

Na Ales, a parceria será conduzida pela Coordenação Especial de Relações Institucionais. De acordo com o texto, a cooperação tem como foco a formação e qualificação de vereadores e de servidores que atuam no Legislativo municipal. Esse trabalho poderá ser desenvolvido por meio de cursos, seminários e simpósios, por exemplo.

Nessa parceria, a Ales poderá disponibilizar espaço físico para realização de eventos, liberar servidores para as atividades de capacitação, designar professores, disponibilizar transporte, entre outras ações fundamentais para a viabilidade do acordo.

Eventuais despesas necessárias para a realização das atividades ocorrerão por conta das dotações orçamentárias próprias. O termo de cooperação tem prazo de vigência de dois anos, podendo ser renovado sucessivamente por igual período - para isso, deverá ser assinado novo acordo.

Veja mais fotos.