Funcionários da Câmara participam de semana de conscientização e incentivo às doações de sangue e medula óssea

A enfermaria da Câmara, em parceria com o Hemocentro de Linhares, realizou na tarde desta terça-feira, 02, a palestra com o tema “Cadastro e Doação de Medula Óssea”. O objetivo é esclarecer como é feita essa doação e incentivar o procedimento que pode salvar uma vida. De acordo com a palestrante do Hemocentro, Magali Melo: "a nossa população tem um alto grau de mistura de raças, o que resulta em grande diversidade genética, então por isso é necessário um grande número de voluntários aumentando assim a chance de compatibilidade entre doador e paciente". "Esse é o segundo ano que a casa realiza campanha de doação, no ano passado foi de doação de sangue, e neste ano, a de medula óssea," acrescenta a enfermeira da Câmara, Zaira Gusmão.

Após a palestra, os servidores interessados em realizar o cadastro foram até à Enfermaria da Câmara, e coletaram o sangue para o mapeamento genético. Esses dados ficam registrados do REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado.

Os servidores que trabalham no turno matutino também terão a oportunidade de participar. A palestra será reapresentada amanhã, quarta-feira, 04, às 09 horas. E, ainda, nos próximos dias 05 e 06, quinta e sexta-feira, serão organizados grupos para ir ao Hemocentro realizar doação de sangue.