Escola visita Câmara para ensinar sobre organização das cidades

Para aprender mais sobre a organização espacial das cidades e o papel de agentes como vereadores, prefeitos e da própria população é que os estudantes de 3° ano do Ensino Fundamental da Cooperativa Educacional de Linhares vem realizando uma série de visitas a instituições e espaços públicos. E nesta segunda-feira (03) foi a vez da Câmara Municipal de Linhares.

Os estudantes puderam visitar as dependências da Casa Legislativa, passando pelos gabinetes dos vereadores, a sala da Presidência, setores da Câmara e por fim o Plenário em que são realizadas as Sessões Legislativas.

Durante a visita, os estudantes receberam informações sobre a função exercida pela Câmara e por cada um dos vereadores. A professora Andréa Cavassani explica que a intenção é ensinar o conteúdo de forma lúdica e prática.

“Visitar instituições como a Câmara e a Prefeitura faz parte da programação de conteúdos ministrada dentro da disciplina de História. Queremos que eles entendam como está organizada a cidade, como funcionam os poderes e qual o papel de cada um deles”, afirma.

Após conhecerem o Plenário, houve um bate-papo informal entre o Presidente da Câmara, Ricardo Bonomo, e os estudantes. Foram feitos questionamentos sobre como faz para se tornar um vereador, qual o papel que eles desempenham na cidade, o que acontece quando há empate nas eleições e como os vereadores se organizam no dia-a-dia.

O estudante Matheus Castro, 8 anos, diz que gostou bastante de realizar a visita e que nunca tinha entrada na Câmara antes. “Está sendo muito legal conhecer aqui dentro. Achei interessante saber o que fazem os vereadores”. Pedro Paraíso, 9 anos, também diz ter gostado da aula prática. “Foi muito legal saber como funciona as coisas aqui”.