Dia do Cacau: amêndoa de Linhares é campeã de qualidade

Linhares é o maior produtor capixaba do fruto, com safras premiadas no Brasil e no exterior

No Dia do Cacau, comemorado em 26 de março, a Câmara Municipal de Linhares não pode deixar de exaltar a amêndoa que é reconhecida mundialmente por sua alta qualidade, Afinal, nossa cidade produz 80% do cacau capixaba e o Espírito Santo é o 3º maior produtor do Brasil.  

Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, (Incaper), baseados em números de 2019, Linhares produziu mais de 8 mil toneladas do fruto, o que significa, aproximadamente 13 milhões e 500 mil de pés, cultivados em uma área de 15 mil hectares. A maior parte está localizada na região do Baixo Rio Doce, conhecido como “Cacau de Cabruca”.

A amêndoa é tão bem produzida em Linhares que, em 2017, o produtor Emir de Macedo Gomes Filho ganhou o prêmio internacional Cacau de Excelência, no Salão do Chocolate, realizado em Paris, evento conhecido como a "Copa do Mundo do Chocolate". No mesmo ano, a Câmara Municipal de Linhares entregou ao produtor a Comenda Caboclo Bernardo - mais importante homenagem do Legislativo linharense - por estar entre os 50 melhores do mundo e por se aperfeiçoar no seguimento.

O cacau de Emir também foi considerado em 2019 o “Melhor Cacau do Brasil” no primeiro Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, na categoria varietal – cacau de variedade única, com maior grau de pureza, sem ter mistura.

História

Linhares já teve o título de “Terra do Cacau” no período entre meados da década de 1970 até o início do século 21. Mas então começou a crise, devido à praga conhecida como “vassoura de bruxa”, que atingiu quase a totalidade das lavouras.

Muitos produtores desistiram do cacau, outros investiram em outra produção, mas os que persistiram, colheram os frutos, como aconteceu com Emir. E participam de concursos de melhor amêndoa pelo Brasil e no mundo.

O investimento em tecnologias foi crucial para reerguer a produção no Estado. Segundo especialistas, a produção moderna inclui mudas de qualidade, métodos de irrigação e colheita no tempo ideal.

A prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Agricultura, lançou o programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau, em 2018. O objetivo é recuperar os níveis de produção e de produtividade das lavouras, alcançados antes da incidência da doença, a médio e longo prazos, por meio da distribuição de mudas e assistência técnica aos produtores. 

Data Comemorativa

A criação do Dia do Cacau é uma iniciativa do deputado capixaba Atayde Armani (DEM-ES), com a intenção de promover um debate sobre como encontrar soluções para a proteção dos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e Bahia.

Apesar de ter sido instituído aqui no Estado, hoje o Dia do Cacau é comemorado em todo o Brasil.