Dia de Mulher: atuação feminina no legislativo linharense

A Câmara Municipal de Linhares conta com 89 servidoras públicas em seu quadro, num total de 181 servidores, o que representa pouco mais de 1% de diferença. Um número que expressa a força feminina no legislativo linharense. Elas ocupam diferentes cargos na Casa de Leis, atuando com a capacidade, competência e generosidade que lhes são atribuídas.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, dia 8 de março, a CML organizou um café da manhã e um café da tarde para suas servidoras, nos respectivos turnos. O presidente, vereador Roque Chile (PSDB), e a vereadora Therezinha Vergna (Rede) - a atual representante feminina da Casa – abriram o evento para homenagear as mulheres que trabalham na Câmara de Linhares e celebrar a importância da data

Mulheres no legislativo linharense

A primeira eleição para vereador realizada no município ocorreu em 1947 e contou com uma representante, a senhora Elita Calmon Machado. Já a segunda vereadora de Linhares, a senhora Maria Edina Fiorot, foi eleita somente 29 anos depois, em 1977, na 9 º Legislatura, sendo reeleita outras duas vezes.

Fiorot ocupou, em 1983, a presidência da Câmara de Vereadores. A única mulher na história do Legislativo linharense a assumir esse cargo. Ela seguiu na vida parlamentar até 1988.

Josinete Correia Soeiro foi a terceira vereadora eleita no município de Linhares. Ela assumiu a cadeira em 1993, na 12ª legislatura, foi reeleita nas Eleições de 1996 e seguiu no Legislativo até 2000.

Em 2001, na 15ª legislatura, duas mulheres foram levadas à Câmara de Vereadores pelos eleitores: Maria Nilsa Rocha Fregona e Sandra Maria Nunes. As duas ficaram na Casa até 2004.

Depois disso, Regina Pedroni foi eleita na Legislatura de 2013 a 2016. E no pleito seguinte, foi eleita Rosa Ivânia Euzébio dos Santos, a Rosinha Guerreira, em2017. Em 2019, a Justiça afastou Rosinha do cargo. A suplente, Pâmela Gonçalves Maia, assumiu a cadeira como a oitava mulher a ser representada na Câmara de Vereadores de Linhares. Therezinha Vergna é a nona mulher a ser eleita para o Legislativo linharense.

Veja mais fotos da homenagem ao Dia Internacional da Mulher aqui,