Câmara Sem Papel é inaugurado na CML

CML implementa sistema digital de tramitação dos processos legislativos

A Câmara Municipal de Linhares deu início ao sistema “Câmara Sem Papel”, nesta quarta-feira (09), com treinamento dos servidores. A partir de agora, todos os processos da produção legislativa e administrativa da Casa estarão disponíveis no site da CML para consulta da população.

Além disso, todo o trabalho interno de gabinete dos vereadores e administrativo da Casa será feito pelo sistema, diminuindo a burocracia e o consumo de papel e tinta e aumentando a transparência nos atos legislativos.

O “Câmara Sem Papel” é um sistema digital que permite a protocolização de documentos com assinatura digital, ou seja, em vez de precisar assinar de próprio punho cada documento (moções, indicações, requerimentos, projetos etc.), cada vereador e gestor da Câmara dispõem da respectiva assinatura digital, o que permite dar a cada documento uma assinatura juridicamente válida, porém por meio eletrônico.

Assim, todos os processos poderão tramitar virtualmente dentro da Câmara, superando, por exemplo, a necessidade dos despachos físicos de um departamento para outro, e podendo ser acompanhado pela população através do site da CML.

“Os processos serão mais transparentes, eficientes e rápidos. Também vai gerar economia sustentável de papel e impressão, sem contar na diminuição do risco de fraudes em documentos. A nossa meta é estar entre as cinco câmaras mais transparentes do Estado”, disse o presidente da Casa, vereador Roque Chile.

Acesse o site.