Câmara inicia processo de auditorias internas

As análises descritas no Plano Anual de Auditorias são realizadas por servidores efetivos

As auditorias de processos, bens e metodologias que afetam a gestão foram iniciadas na Câmara Municipal de Linhares.

“Começamos as auditorias patrimoniais pelos gabinetes dos vereadores. São colhidas amostras de processos e procedimentos em geral e também de situações que possam criar algum tipo de risco ou denotarem ineficiência. Em breve, auditaremos também outros processos no momento em que acontecem”, explica o controlador-geral, Reofran Pereira dos Santos.

Essa primeira etapa das análises está sendo realizada pelo servidor Pablo Henrique Amorim de Souza, do Setor do Patrimônio. "As auditorias internas servem para resguardar o patrimônio, contra danos provocados por erros e irregularidades. Com elas, temos informações sobre a real situação do funcionamento da Casa", reitera. Ele explica ainda que o critério para a sequência de gabinetes a serem auditados foi o de ordem alfabética.   

Todas o processo de análise dos atos administrativos está sendo acompanhado pelos servidores Vinícius Fantin Sirtoli,Auxiliar Administrativo, e Lourival Borges de Aguiar Júnior, Agente Legislativo, que atuam junto à Controladoria. E para melhor capacitar os colaboradores e conquistar resultados ainda mais positivos ao trabalho, foi solicitado à Escola do Servidor Público o ingresso de ambos os servidores da Controladoria no curso de Gestão de Contratos. Ambos consideram interessante a possibilidade de participar de cursos de capacitação, por entenderem que geram, além do acréscimento no conhecimento pessoal, melhores condições de efetividade nas atividades profissionais.   

“Também procuraremos capacitar em gestão financeira, economicidade para o serviço público e controles gerais”, finaliza o controlador. Estas operações fazem parte do Plano Anual de Auditoria, que você pode conferir aqui