Câmara é destaque nacional em Brasília

O vereador e presidente Roque Chile conquistou o troféu "Destaque Nacional" em premiação que elege as melhores iniciativas com a participação de vereadores de todo o Brasil.

Transparência, eficiência, eficácia e sustentabilidade ambiental em nível nacional é a proposta que vem sendo implementada em Linhares por iniciativa do vereador e presidente da Câmara Municipal de Linhares Roque Chile (PSDB), que conquistou o troféu "Destaque Nacional”, concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), com o seu projeto “Planejamento Estratégico”.

O prêmio foi entregue aos melhores projetos apresentados pelos vereadores de todo Brasil, na 20ª Marcha dos Vereadores, realizada anualmente em Brasília. O objetivo é destacar para o âmbito nacional as iniciativas que são exemplos de boas práticas  e contribuem para o fortalecimento do poder legislativo municipal,  seja estimulando a integração com a comunidade ou melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Dezenas de vereadores apresentaram projetos e a iniciativa do Roque Chile foi escolhida no rol das melhores do Brasil. “Ficamos muito felizes. O importante é que na prática o projeto vem gerando resultados significativos, com apenas nove meses ganhamos em eficiência e reduzimos os gastos públicos. E o resultado que alcançamos internamente podemos agora ampliar retornando em benefícios para a comunidade", disse Roque Chile.

Planejamento Estratégico

O projeto “Planejamento Estratégico”, proposto para o biênio 2021/2022, foi elaborado com o objetivo de promover uma reestruturação interna da Câmara Municipal de Linhares frente aos novos desafios da atualidade. A proposta aponta para o desafio de crescer sem inflar a estrutura do poder público, investindo em tecnologias, processos e profissionalização, tornando o legislativo mais eficiente ao promover resultados significativos sem ampliar gastos.

Em 2021, o legislativo ampliou do número de vereadores de 13 para 17, o que embora seja um avanço de representatividade no aspecto democrático, implica na necessidade de reestruturação interna para serem criadas melhores condições de suporte a cada um dos seus legisladores.

O processo de planejamento começou com a elaboração de um Diagnóstico Estrutural, que identificou todos os pontos críticos da organização interna, como a existência de contratos antieconômicos, horas extras, gratificações e jetons desnecessários. O “Planejamento Estratégico” eliminou esses pontos de escapes e promoveu uma redução dos gastos.

Além disso, diversas outras ações foram implementadas, como melhorias nas rotinas funcionais, melhorias no sistema de tecnologia da informação, avaliação de clima organizacional, elaboração de código de ética, dentre outros.

Acesse aqui e leia a íntegra do Planejamento Estratégico.