Câmara de Linhares sofre ataque cibernético

Na Sessão Ordinária desta segunda, 11 de Novembro, um técnico em informática da Casa de Leis subiu à Tribuna, a pedido do presidente Ricardo Bonomo, para explicar o ataque cibernético sofrido pela Câmara, na última semana. Segundo o servidor efetivo (técnico em informática) Carlos Magno Teixeira, os arquivos da Câmara foram criptografados por um ataque de hackers, que pediram em troca pelos dados roubados, 7.000 bitcoins, moeda virtual, com valor aproximado de 252 milhões de reais. A Câmara registrou um Boletim de ocorrência na 16ª Delegacia Regional de Linhares. O Boletim de número 40823122 foi registrado no dia 6 de Novembro, às 12:26,  dia subsequente ao ataque.

Ainda na sessão foi lido o Projeto da Mesa Diretora que cria novos cargos de provimento efetivo, aumenta o quantitativo de vagas do cargo de enfermeiro, guarda patrimonial e auxiliar de serviços gerais da Câmara Municipal de Linhares, altera a Lei nº 3.834/2019, e dá outras providências.

Falaram à Tribuna os vereadores Rogerinho do Gás, Tarcísio Silva, Ricardo Bonomo, Jean Menezes, Tobias Cometti, Fabrício Lopes e Estéfano Silote.