Câmara aprova projeto para contratação de segurança 24 horas

Visando proporcionar segurança aos clientes e as pessoas que circulam nas proximidades das agências bancárias e cooperativas de crédito, o PL n° 3365 tem como objetivo estabelecer a obrigatoriedade na contratação de serviços de segurança privada pelo período de 24 horas nas áreas destinadas aos caixas eletrônicos.

A justificativa para tal projeto é o índice crescente de roubos à caixas eletrônicos, que acabam sendo alvo fácil devido à falta de segurança e por envolver menos riscos do que assaltos às próprias agências bancárias ou cooperativas de crédito. No entanto, tal prática têm afetado a vida daqueles que se encontram próximos a esses locais de risco.

O vereador Ricardinho da Farmácia, que elaborou o projeto em parceria com o vereador Tarcísio Silva, explica que a falta de segurança expõe os bancários, seus familiares, clientes e comunidade a riscos de morte, traumas, marcas e sequelas, que podem refletir futuramente sobre a saúde física e mental de quem se torna vítima da violência.

"É necessário o estabelecimento de uma política de normas e rotinas de segurança que valorizem a vida acima de tudo! A ideia do projeto é garantir mais segurança a população e ainda gerar mais empregos para a categoria ", disse Ricardinho.

O diretor do Sindicato dos Vigilantes, Jorge Nascimento de Souza, garante que essa é uma grande conquista porque há tempos os vigilantes vêm sendo substituídos pelas câmeras de monitoramento, ocasionando desemprego entre os profissionais da categoria.

"Com essa nova lei municipal iremos gerar mais empregos para a cidade de Linhares, devolvendo as oportunidades de trabalho para os pais de família e contribuindo para a geração de renda. Outras iniciativas como essas já vêm sendo colocadas em práticas em outras localidades, então aguardamos que também possa ser possível aqui", comenta.

Por outro lado, quem precisa circular ou possui ponto comercial perto de agências bancárias e cooperativas também tem gostado da ideia de ter mais segurança próximo a esses locais. A vendedora Diana Costa Fernandes, 21 anos, trabalha em uma loja próxima à uma agência bancária localizada no Centro de Linhares. Ela disse que gostou de saber da iniciativa do legislativo municipal e que a vigilância irá trazer mais segurança e tranquilidade àqueles que trabalham próximo a esses locais.

"Como estamos aqui todos os dias, estamos constantemente expostos à riscos. A permanência de uma vigilância 24 horas trará uma tranquilidade maior para os comerciantes e também para os nossos clientes", afirma.

O projeto, aprovado pelos vereadores, agora depende apenas da sanção do executivo municipal para que possa entrar em vigor.

Foto: Site de Linhares