Câmara aprova criação de Comissão para implementar Plano de Cargos e Salários

A Câmara Municipal de Linhares realizou nesta segunda-feira (27), às 18 horas, mais uma Sessão Ordinária no plenário da Casa. Na oportunidade foi encaminhado à mesa diretora pelo Presidente da Casa, o vereador Ricardo Bonomo, o Projeto de Resolução nº 000725/2017, que prevê a criação e composição de uma comissão especial para estudar e implementar o plano de cargos e salários do legislativo municipal.  O Projeto, aprovado por unanimidade, já tramitava na Casa de Leis há alguns anos, mas não tinha recebido parecer favorável. Em sua fala o vereador Ricardo Bonomo ressaltou a importância de prever em lei os direitos dos funcionários efetivos da Câmara. O vereador Tobias Cometti também considerou relevante a aprovação desse projeto que valoriza os servidores efetivos.   Outro Projeto de Lei que teve aprovação de todos vereadores foi o de nº 000719/2017. Esse projeto dispõe sobre a revogação da Lei Municipal nº 3.614/2016, que trata sobre a doação de um terreno do Município, pela prefeitura, à Loja Maçônica. Segundo o vereador Tarcísio Silva, que deu esclarecimentos ao público presente, na época que a Lei foi aprovada na gestão passada, o projeto visava à doação desse terreno para a construção de um ambiente, que tivesse benefício para sociedade, no caso uma praça, e que fosse construído no prazo de um ano. Diante de impossibilidades, de forma elegante e responsável, como considerou o vereador, os membros da Maçonaria optaram pela devolução do espaço que pertence a prefeitura. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 000290/2017 de autoria do vereador Fabrício Lopes que prevê o desconto de 50% na entrada de eventos culturais, artísticos, esportivos e lazer para doadores de sangue. Outro projeto do Executivo votado durante a sessão foi o que concede o reajuste do ticket alimentação dos servidores públicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE. O vereador Tobias Cometti explicou que esse reajuste foi uma adequação do valor recebido pelos servidores. O reajuste foi de 16,34%. No início da Sessão foi feito um minuto de silêncio em memória do ex-funcionário da Câmara, senhor Oswaldo Sanson, que faleceu no último sábado. Também foi feita uma homenagem pelos 35 anos que ele dedicou seu trabalho de Contador a serviço da Câmara Municipal de Linhares. Quatro vereadores fizeram o uso da Tribuna. O vereador Gelson Suave falou que na semana passada esteve com o vice-governador acompanhado por moradores do distrito de São Rafael. Eles foram a Vitória reivindicar melhorias para a localidade. Gelson também comentou sobre os requerimentos apresentados e agradeceu às secretarias da Prefeitura Municipal de Linhares que têm atendido às demandas enviadas. O vereador Tarcísio Silva apresentou a situação de duas obras que estão sem conclusão no município de Linhares. O pronto-atendimento do bairro Shell e o Centro de Tratamento de Toxicômanos. Tarcísio solicitou ao Presidente da Câmara que reforce junto ao Governo do Estado providências para dar continuidade ao andamento das obras citadas. Já o vereador Fabrício Lopes trouxe novamente a discussão sobre o aproveitamento da mão-de-obra local nas empresas e indústrias que se instalam em Linhares. Um grupo de trabalhadores que estava presente no plenário com cartazes reivindicando a oportunidade de empregos e a capacitação por parte dos empregadores. Fabrício também elogiou a gestão municipal e, segundo ele, as notáveis melhorias na área da saúde, educação e transporte escolar, além da economia de dinheiro público e a sua aplicabilidade. O vereador Jean Menezes também reforçou o discurso em favor dos trabalhadores e a necessidade dos Sindicatos dos Trabalhadores acompanharem de perto essas necessidades. Agradeceu a prefeitura e ao diretor de fiscalização, Laurindo dos Santos, por atenderem ao seu pedido de transferir a feira de domingo do bairro Interlagos para um local que não atrapalhasse o trânsito da Avenida Vasco Fernandes Coutinho.