Bairro Interlagos recebe a primeira sessão da Câmara Itinerante

Os moradores do bairro interlagos puderam participar na noite desta quinta-feira (30) da primeira sessão da Câmara Itinerante. O encontro foi realizado na Associação de Moradores do bairro. A proposta é levar o legislativo até as comunidades para saber quais são as reais demandas da população.

O vereador e presidente da Câmara de Linhares, Roque Chile, propositor do projeto, explicou que é importante aproximar os vereadores da sociedade para que possam conhecer de perto os anseios de cada bairro, e assim, alinhar as propostas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) em dezembro.

Na abertura do encontro, ele apresentou aos que estavam presentes o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do legislativo por meio do Planejamento Estratégico, um projeto de gestão para o biênio 2021/2022.

“Estou muito orgulhoso com o resultado que vem sendo alcançado. Hoje conquistamos uma posição de destaque nacional e somos referência em gestão estratégica. Essa conquista é de todos os servidores. Quem ganhou o prêmio foi a Câmara Municipal de Linhares”, enfatiza Roque Chile.

Oficina de ideias

A ideia de levar os vereadores até os bairros é justamente ouvir o que a população local tem a dizer sobre os problemas que mais afligem o dia a dia da comunidade. Mas para que as pessoas pudessem se expressar, foi proposta uma dinâmica de grupo colocando os vereadores em contato com os moradores.

Trata-se de uma oficina de ideias para a discussão de temas relacionados às áreas ambiental, econômica e social, importantes eixos para o desenvolvimento local. Após o debate, cada grupo apresentou os problemas relacionados a cada uma das áreas e a solução sugerida. A dinâmica visa coletar informações e possíveis soluções para as demandas da própria população.

Dentre as situações citadas, a falta de saneamento básico e destinação correta do lixo é um dos problemas que mais afeta a população do bairro. A implantação da coleta seletiva e a despoluição das lagoas são medidas desejadas pelos moradores locais. A criação de uma cooperativa para o reaproveitamento do lixo, a retirada de pessoas das áreas de alagamento também são outras preocupações.