Aprovado Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 30, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei n. 2808/2019, do vereador Jean Menezes, que “institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.” O Programa além de regulamentar quais são os direitos das pessoas com essa deficiência, prevê fundamentos para a criação de políticas públicas para o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional, o acesso a medicamentos, assim como para a inclusão dos estudantes com o espectro autista na rede regular de ensino com atendimento educacional especializado gratuito, entre outros.

Outro PL aprovado por unanimidade é o de n.3180/2019, do vereador Fabrício Lopes, que “declara utilidade pública o Núcleo de Apoio à vida de Linhares – NAVIL, e dá outras providências.” A NAVIL é uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem por finalidade desenvolver a prestação de serviços a qualquer pessoa física, jurídica ou governamental, de forma autônoma e gratuita. De acordo com o vereador Fabrício Lopes que apresentou o projeto, ele é de suma importância pois Linhares encontra-se acima da média nacional de suicídio.

Foi votada ainda a Constituição Especial para Análise do Projeto de Emenda à Lei Orgânica, ficando composta por Tobias Cometti como presidente, Ricardo Bonomo como Relator e Gelson Suave, membro.

TRIBUNA LIVRE

Falou à Tribuna na noite de ontem o psicólogo e pastor Ricardo Brandão Machado. Ele é autor de livros sobre finanças e sobre relacionamentos. Em sua fala, Ricardo fez um alerta sobre o alto índice de suicídio no Brasil, sobretudo no Espírito Santo, e a necessidade de políticas púbicas para o atendimento e tratamento psicológico de casais e cursos para os pais, dado que as principais causas do suicídio são depressão, divórcio e endividamento.
Falaram ainda os vereadores Fabrício Lopes, Estéfano Silote, Gelson Suave e Jean Menezes.

Veja mais fotos aqui.