Ação aborda o papel do enfermeiro na prevenção e orientação de doenças no trabalho

Os servidores da Câmara Municipal de Linhares tiveram a oportunidade de assistir nesta quinta-feira (17) uma palestra com os estudantes do 9º período de Enfermagem da Faculdade Pitágoras sobre “Ergonomia”. O objetivo é orientar os servidores quanto ao aparecimento de doenças que podem ser desenvolvidas por meio de maus hábitos no ambiente de trabalho e ajuda-los a promover o bem-estar diário.

A enfermeira da Câmara, Kelislane Nascimento, explica que a ergonomia é um conjunto de estudos que visam a organização metódica do trabalho em função da busca pelo bem-estar. “Por meio dessa abordagem nós explicamos a relação entre o homem e a máquina ou a relação entre o trabalho e o conforto, a segurança e o desempenho eficiente nas funções que exercemos”, comenta.

A palestra, realizada nos turnos matutino e vespertino, está inserida dentro de uma ação desenvolvida pela enfermaria, que aborda “O papel do enfermeiro na orientação e prevenção de doenças laborais”. Após a apresentação do tema, os servidores puderam aferir a pressão arterial, realizar a medição da glicose e colocar em dia a carteira de vacinação.

O evento segue nesta sexta-feira (18), às 9 e às 14 horas, com a palestra “Qualidade de vida no ambiente de trabalho”, com a psicóloga comportamental e mestra em psicologia Ana Cláudia Sanches.