3º Câmara Itinerante ouve moradores de Povoação

Os moradores de Povoação puderam participar da 3º sessão da Câmara Itinerante, na noite dessa quarta-feira (24/11), realizada no Centro de Integração Comunitário. A proposta da Câmara Itinerante é levar o legislativo até as comunidades para saber quais são as reais demandas da população. As duas últimas sessões aconteceram nos bairros Interlagos e Movelar.

O vereador e presidente da Câmara de Linhares, Roque Chile, propositor do projeto, explicou que é importante aproximar os vereadores da sociedade para que possam conhecer de perto os anseios de cada bairro e, assim, alinhar as propostas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) em dezembro.

Na abertura do encontro, os vereadores se apresentaram aos moradores presentes e coube ao presidente apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos dentro do legislativo por meio do Planejamento Estratégico, um projeto de gestão para o biênio 2021/2022.

“Estou muito orgulhoso com o resultado que vem sendo alcançado. Hoje conquistamos uma posição de destaque nacional e somos referência em gestão estratégica. Essa conquista é de todos os servidores. Quem ganhou o prêmio foi a Câmara Municipal de Linhares”, enfatizou Roque Chile.

Oficina de ideias

A ideia de levar os vereadores até os bairros é justamente ouvir o que a população local tem a dizer sobre os problemas que mais afligem o dia a dia da comunidade. Mas para que as pessoas pudessem se expressar, foi proposta uma dinâmica colocando os vereadores em contato com os moradores.

Trata-se de uma oficina de ideias para a discussão de temas relacionados às áreas ambiental, econômica e social, importantes eixos para o desenvolvimento local. Após o debate, cada morador apresentou os problemas relacionados a cada uma das áreas e a solução sugerida. A dinâmica visa coletar informações e possíveis soluções para as demandas da própria população.

Dentre as situações citadas, foram sugeridas soluções de saneamento do esgoto, reativação da coleta seletiva que resultaria em oficinas com materiais reciclados, a criação de uma horta comunitária cujos produtos serviriam de base para cozinha comunitária onde seriam produzidos alimentos para venda, aumento da oferta dos serviços do CRAS, ampliação do Ceim com salas de aula e parquinho, construção de um complexo esportivo e de posto policial.

O turismo na localidade também foi um ponto discutido na reunião. Para isso, os moradores ressaltaram a importância de um acesso melhor à localidade que possui lagoas e praias atrativas para o lazer.

Veja as fotos da reunião.