100 dias: Legislativo linharense assume compromisso inédito com a cidade

Planejamento estratégico traz cronograma de avanços para o biênio 21/22

Após 100 dias da nova legislatura, em uma ação inédita, o legislativo linharense ganha um Planejamento Estratégico Institucional, que vai orientar a nova gestão pelo biênio 2021-2022. O plano - oficializado por meio do Decreto 95/2021 assinado nesta terça-feira (13) - foi apresentado em uma coletiva de imprensa online, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Linhares (CML), vereador Roque Chile, e o Controlador-Geral, Reofran Pereira dos Santos.

A CML passa em 2021 por uma mudança histórica em sua estrutura interna, com o aumento do número de vereadores de 13 para 17. A mudança é uma grande vitória no aspecto democrático, ampliando a representatividade no quadro legislativo, mas deixando desafios que exigem a reorganização dos recursos internos, especialmente frente à pandemia do Covid-19, que trouxe entre seus muitos impactos, a redução de R$ 6 milhões no orçamento da Casa de Leis, de 2020 para este ano. “E essa redução certamente se repetirá para o próximo ano. Não há mais espaço para o desrespeito com o dinheiro público. Temos de garantir uma gestão profissionalizada, com soluções reais para gargalos que levem à ineficiência administrativa.”, apontou o presidente.

Roque Chile elogiou o envolvimento da mesa diretora na gestão e a parceria dos demais vereadores. “Sem essa coletividade nas ações, sem esse senso comum de que devemos escrever uma nova história no legislativo linharense, não seria possível avançar o quanto estamos conseguindo. Sou muito grato aos pares”, destacou

A iniciativa da nova gestão visa a profissionalizar a administração do legislativo com o objetivo de garantir a eficiência no gerenciamento dos recursos humanos e financeiros da CML. O desafio é buscar melhorias na qualidade do serviço oferecido à sociedade, mobilizando os recursos disponíveis e buscando novas alternativas para os próximos dois anos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade faz parte dos eixos estratégicos do planejamento da Câmara para os próximos dois anos. Entre as ações, destaque para a implementação de energia solar e do sistema de reaproveitamento de água da chuva, programadas para 2022.

Também faz parte do projeto de modernização da Casa de Leis, o aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado, e a criação de uma horta comunitária. Ambos os avanços agendados para o segundo semestre deste ano.