Escola fechada desde 2013

Senhor Presidente Em nossa comunidade - Santa Cruz, Distrito de são Rafael possuímos uma escola, que até 2013, atendia apenas aos alunos da comunidade do primário do Ensino Fundamental. A escola foi fechada para o primário e logo em seguida, reformada, e foi reaberta, passando a atender, a partir então, não mais o primários, mas o jardim de infância, que até então não não existia. Segundo o que ouvimos falar, foi que devido a quantidade de crianças não daria para manter a escola com o primário. Na ocasião, assim resolvido pela secretaria de educação, sem o devido respeito ao princípio da democracia, não ouvindo toda a comunidade local, inclusive os pais que posteriormente teriam filhos para estudar aqui nesta localidade no primário e se era realmente o que queríamos com a questão do primário, ( ressaltamos que a escola possui duas salas de aula, sendo apenas uma utilizada). A partir da decisão da secretaria de educação, foi providenciado o transporte escolar e as crianças passaram as estudar hora em são Rafael ( 12km ) ou em Governador Lindemberg (10 km em outro município) estrada de difícil acesso, local que para chegar possui duas serras horríveis, colocando nossas crianças em extrema insegurança. Pensamos... Porque as autoridade de Linhares não venham um dia nesta comunidade, especialmente em dias de chuvas e coloquem seus filhos dentro de um transporte e os deixem fazer o percurso que nossas crianças fazem? ( iriam experimentar por 1 dia, apenas, o sofrimento e a ansiedade que vivemos ao ver nossos pequenos distante de nossas cosas, da comunidade, onde também tínhamos um maior contato no acompanhamento educacional do dia a dia, submetendo-as os ricos diário do transporte devido a sinuosidade relevo desta tipo desta comunidade e aos riscos urbano. É fácil ficar de longe tomando alguns atitudes paras resolver o problema de gestão pública e não avaliar posteriormente as consequência vivida pela comunidade local, aliás, se em algum momento a comunidade tivesse tido oportunidade de ser ouvida, se tivessem ao menos voltado para reavaliar o fechamento da escola e analisado melhor o desejo da comunidade local - só imposição. Mas o que mais nos chama atenção é o fato da prefeitura manter o jardim de infância e não manter o primário, que hoje, possui mais alunos que 2013. sabemos que um professor seria bem menos custoso que o valor mensal pago ao transporte, tudo muito contraditório, e a comunidade não sendo ouvida.

: 31/08/2018 14h21
: Faltando: denaoncia
: Ouvidoria
: 20180831142113
: Aceito

Respostas

1

: lin
: 04/09/2018 09h27
: Aceito

Bom dia,
enviamos um requerimento para a Secretaria de Educação (segue abaixo), e solicitamos que você entre em contato com a Ouvidoria da Prefeitura.

OF/GAB. /PRES. Nº 93 /2018


Linhares, 04 de Setembro de 2018.
 

Ilma. Srª.
MARIA OLÍMPIA DALVI RAMPINELLI
Secretária Municipal de Educação



RICARDO BONOMO VASCONCELOS, Presidente da Câmara Municipal de Linhares, em exercício de suas atribuições legais, comparece perante Vossa Senhoria, com a máxima respeitabilidade para intervir e promover junto a esta secretaria, em atendimento às reinvindicações dos munícipes da comunidade de SANTA CRUZ, distrito de São Rafael, requerendo que seja analisado a possibilidade de implantar novamente a educação primária na escola da comunidade, como ocorria até 2013, posto que os munícipes reclamam das dificuldades enfrentadas pelas crianças que com tão pouca idade têm que se deslocar até a escola de São Rafael, que fica aproximadamente a 12 km de distância, ou, em Governador Lindemberg, que fica a 10 km de distância, em um trajeto cheio de declives e perigoso, trazendo grande insegurança às crianças e aos pais de alunos, conforme desabafo em anexo.

Ressalta-se que segundo informações dos moradores, na escola da comunidade existe uma sala TRANCADA, e o número de crianças que frequentam o ensino primário aumentou consideravelmente desde o ano de 2013, o que presume-se ser mais viável o investimento com professor do que com transporte escolar.

Esta Casa de Leis, aproveita o ensejo para solicitar que o benefício solicitado seja atendido, dentro das possibilidades, com a maior brevidade possível.

Sem mais para o momento aproveitamos para enviar as mais sinceras e cordiais saudações, colocando-nos à inteira disposição do Poder Executivo.





RICARDO BONOMO VASCONCELOS
Presidente da Câmara

Lista de arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento