Vereadores aprovam PL

Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (23), os vereadores de Linhares votaram a favor da permanência do trâmite do Projeto de Lei do vereador Fabrício Lopes que propõe a criação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer na cidade de Linhares. Apenas os vereadores Gelson Suave, Joel Celestrini e Rosinha Guerreira votaram contrário.

O outro PL apresentado para votação foi o nº 003247/2017, do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação e estruturação do Conselho Municipal de Turismo. O projeto foi aprovado com voto favorável de todos vereadores.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi usada por dois membros da sociedade. A professora Arlene Campos e o pastor Wilmar Kipler. Arlene Campos falou sobre a importância de preservar a história do Município de Linhares e afirmou que uma “Cidade sem memória apaga sua história”. A professora apresentou fatos marcantes de Linhares, como a “Queda de Linhares” com a construção da estrada de ferro em Colatina, o município passou a ter sede na cidade vizinha. Nessa época documentos importantes de Linhares foram levados para Colatina, e até hoje permanecem lá. Arlene Campos contou que pediu autorização e que a Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo) poderá transcrever os documentos de Linhares que hoje pertencem a Colatina.

Na sequencia o Pastor Wilmar Kipler usou a Tribuna para falar um pouco sobre os 500 anos da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero. Ele convidou a todos para Sessão Solene em Homenagem aos 500 anos da Reforma, promovida pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, nesta terça-feira, 24, às 19h30, no Palácio Legislativo “Antenor Elias” na Câmara Municipal de Linhares.

Do decorrer da Sessão oito vereadores fizeram uso da palavra. Joel Celestrini parabenizou a organização das festas realizadas no interior em comemoração ao dia das crianças e reforçou o convite para Sessão Solene da Igreja Luterana. Gelson comentou sobre o Projeto de Lei proposto por ele, “Professor nota 10” que visa à valorização dos professores da rede municipal. O vereador Tarcísio Silva, apresentou sua indignação em relação às condições precárias da Pracinha do Bairro Interlagos 2. Segundo o parlamentar os quiosques estão destelhados e todos brinquedos quebrados sem condições de uso.

Jean Menezes elogiou Jair Reali, presidente da Lidal - Liga de Desporto Amadora de Linhares, pelos eventos realizados no esporte de Linhares. Fabrício Lopes parabenizou a todos vereadores que cobraram a revitalização da Escola Antonio Fernandes de Almeida, no Bairro Interlagos. Na próxima quinta-feira, 26, a prefeitura entrega a nova escola à população. Cobrou também o enquadramento dos 17 funcionários do município cedidos ao estado para atuar no SML de LInhares, no grau máximo de insalubridade.

Rogerinho do Gás comentou que estagiários que cuidam da parte burocrática da Delegacia da Polícia Civil não recebem remuneração e pediu a intervenção do Governo. Rosinha Guerreira falou sobre as ações realizadas pelo Outubro Rosa e parabenizou as enfermeiras envolvidas e o secretário de Saúde, Valdir Massucatti. Estéfano Silote, finalizou convocando todos para inauguração da EMEF Antônio Fernandes de Almeida, no dia 26, quinta-feira. Silote falou da alegria em receber uma obra tão importante e desejada pelo Bairro Interlagos.

O vereador Ricardo Bonomo, presidente da Casa, apresentou dados da economia da Câmara Municipal esse ano. De acordo com o vereador, foi pedido uma revisão de contrato com a EDP Escelsa, o que gerou até agora uma economia de R$ 9.526,00. Diante desse e outros cortes, o presidente anunciou que o dinheiro para o décimo terceiro dos funcionários da Casa já está em caixa e há previsão de devolução de valores ao executivo.