Sessão Solene celebra os 60 anos do Saae de Linhares

O presidente da Casa, Ricardo Bonomo, destacou os relevantes serviços da autarquia aos cidadãos do Município.
Sessão Solene celebra os 60 anos do Saae de Linhares

Filho do fundador do Saae recebe placa de homenagem

Os 60 anos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares foram celebrados durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Linhares nesta segunda-feira (31). O presidente da Casa, Ricardo Bonomo Vasconcellos, e os demais vereadores receberam no plenário o prefeito Guerino Zanon, o diretor do Saae, Celso Pedroni, os familiares do ex-prefeito Emir de Macedo Gomes – que criou a autarquia em 29 de julho de 1957 -, além de Mônica Araújo filha de Alfêo Moreira de Araújo, que esteve à frente da direção do Saae por mais de 30 anos. O funcionário mais antigo da autarquia, Dalcy da Silva, também esteve presente na solenidade.

“Esta Sessão marca o reconhecimento do Legislativo linharense aos bons serviços prestados pelo Saae nestes 60 anos de existência. Mesmo diante das dificuldades e duas tragédias ambientais que nos atingiram em 2015, os funcionários da autarquia foram extremamente sensíveis e competentes, e  proporcionaram água de qualidade na torneira dos linharenses além de garantirem a reserva hídrica do município em condições de abastecimento”, destacou Bonomo. Somente naquele ano, o Rio Pequeno que é o responsável pelo abastecimento da sede do município foi invadido por matéria orgânica suspeita e o Rio Doce recebeu a lama de rejeitos da mineradora Samarco. “Agradecer a compreensão da população que naqueles momentos de dificuldades atenderam o nosso chamado para economizar”, pontuou.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon também citou as tragédias ambientais e reforçou o empenho dos funcionários do Saae e fez um breve discurso sobre as realizações do então prefeito Emir de Macedo Gomes que criou a lei de fundação do Saae durante seu mandato entre 1955 e 1958. De acordo com o prefeito, Emir – que também foi deputado estadual por sete vezes -  foi o responsável por impulsionar o desenvolvimento do município com a construção de escolas, obras de pavimentação, eletrificação rural no interior, além do Hospital Talma Drummon Pestana e o Ginásio de Esportes do bairro Novo Horizonte.

“Meus amigos, nestes 60 anos do SAAE, quero deixar aqui o meu compromisso de continuar trabalhando, em parceria com vocês, para uma Linhares mais justa, mais cidadã, mais solidária e consciente de que água não é um bem infinito se não a usarmos adequadamente”, destacou Guerino em referência aos colaboradores da autarquia. Ele ainda elogiou a adesão da população de Linhares na economia de água e no acatamento de medidas de conscientização de uso deste bem tão precioso. “Elogiar também o papel da imprensa que levou para o dia a dia a discussão da realidade da crise hídrica de forma educativa e sensata”, sublinhou.

Homenagens

Emir de Macedo Gomes Filho, filho do ex-prefeito Emir de acedo Gomes, recebeu uma placa de homenagem à família que doou o terreno e criou a autarquia. “Meu pai faleceu em 2000 e depois de 17 anos ainda ser lembrado é muito orgulho para mim. Em nome da minha família, agradeço a homenagem carinhosa ao meu pai que foi um homem público, que lutava por ideais e que deixou um legado para este Município que ele tanto amava”, disse Emir Filho.

O servidor Dalcy da Silva, que iniciou sua carreira como encanador no Saae e hoje é chefe da Seção de Rede de Esgoto, também recebeu a placa em homenagem ao seu trabalho, representando os servidores da autarquia. Ele é um dos mais antigos da instituição ainda em atividade, completando 39 anos de dedicação ao Saae de Linhares. O diretor Celso Martins Pedroni e o assessor Adilson Gonçalves também usaram a tribuna para falar sobre o trabalho do Saae nesses 60 anos de existência.

Sessão Ordinária

Terminada a homenagem, o presidente transformou a Sessão Solene em Sessão Ordinária e deu prosseguimento à leitura e à discussão dos projetos de lei da Casa. Assim, foram lidos quatro Projetos de Lei de autoria do Legislativo e discutidos e votados dois PLs do Executivo.

Veja mais fotos da Sessão aqui