Dia do Pescador é aprovado pelos vereadores de Linhares

Rogerinho com os pescadores presentes na Sessão

Para relembrar a tragédia ambiental do rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, que afetou diversos rios e, principalmente, o Rio Doce que corta o município de Linhares, o vereador Rogerinho do Gás elaborou o Projeto de Lei 2243/2017 que cria o Dia Municipal do Pescador. Os demais vereadores da Câmara Municipal de Linhares aprovaram com unanimidade seu projeto, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (17), e fica instituído o dia 5 de novembro como Dia do Pescador em Linhares.

“A pesca é uma das mais antigas profissões do mundo que, inclusive, está na Bíblia. O pescador colhe diversas espécies de peixes para nós e numa região de águas, com rios e lagoas, como a de Linhares, eu não poderia deixar de fazer essa singela homenagem a esse profissional”, argumentou Rogerinho na tribuna livre. Pescadores do município estavam presentes na Sessão e aplaudiram o vereador e tiraram fotos com ele.

Tribuna Livre

A Sessão Ordinária da Câmara de Linhares contou com a presença do presidente da União Linharense de Proteção aos Animais Abandonadas (Ulpaa), Bruno Jones Petroneto, que utilizou a tribuna livre para solicitar à Câmara uma audiência pública com o Poder Executivo municipal para tratar sobre os animais abandonados e o trabalho dos Centros de Zoonoses do município.

Bruno Petroneto na Tribuna Livre

“Gostaríamos de uma reunião para definirmos o que o município pode fazer e quem vai fazer o quê com esses animais. A Lei 3601/2016 nos dá o direito de fazer o controle populacional de cães e gatos por meio de campanhas de esterilização no município, mas hoje se diz não há recursos disponíveis para isso e o número de animais só aumenta. Por isso, a importância da audiência pública para discutir essas e outras questões”, disse.

Segundo Bruno, a Ulpaa tem o interesse em manter as atividades que já vinha desenvolvendo, como o Um Dia de Cão, Feira de Adoção, castração de animais e capacitação de profissionais para os Centros de Zoonoses, mas que hoje estão paralisadas por falta de recursos e não se sabe se vai ter de novo.

Vereador Fabrício Lopes

Também fizeram uso da tribuna os vereadores Fabrício Lopes, Estéfano Silote, Gelson Suave, Jean Menezes, Rogerinho do Gás e Tobias Cometti. Fabrício Lopes relembrou a situação do Instituto Médico Legal (IML) de Linhares que ainda se encontra em condições precárias de trabalho. “Eu tive que entrar em contato com o IML de Vitória para que o serviço aqui fosse feito, porque o médico plantonista responsável não estava lá”, comentou. Os demais vereadores reiteraram a fala de Fabrício.

Veja mais fotos da Sessão aqui.