Câmara aprova dois projetos de leis

Na Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (16) na Câmara Municipal de Linhares, os vereadores votaram e aprovaram dois projetos de leis, um de autoria do Poder Executivo e o outro do Poder Legislativo Municipal.

O Projeto de Lei n° 3182/2017, do Poder Executivo, aprovado com unanimidade de votos, dispõe sobre o programa social e de utilidade pública de barramento para armazenamento de água no município de Linhares, além de dar outras providências.

Já o Projeto de Lei n° 3051/2017, de autoria do Poder Legislativo, foi aprovado também com unanimidade dos votos da Casa, e institui o “Setembro Amarelo” com um marco em referência à prevenção ao suicídio no município de Linhares.

Além disso, os vereadores votaram e aprovaram ainda os Projetos de Decretos Legislativos n° 3358/2017 e 3359/2017, que aprovam com ressalvas as contas do prefeito Jair Corrêa, referentes ao exercício de 2013 e 2014, respectivamente. Na ocasião, os projetos obtiveram nove votos favoráveis e as abstenções dos vereadores Rosinha Guerreira, Rogerinho do Gás e Tobias Cometti.

Tribuna Livre

A pastora Traudi Kraemer utilizou a tribuna para falar em nome da Comunidade Luterana de Linhares (IECLB). O tema em questão foi a Reforma Protestante, que completa 500 anos em 31 de Outubro. A pastora, que atua na comunidade de Linhares, falou sobre quem são, o que fazem e o que herdaram os luteranos a partir dessa reforma, ocorrida em 31 de Outubro de 1517.

“A Reforma Protestante aconteceu a partir do monge católico Martin Lutero, que  promoveu e iniciou uma nova interpretação da sagrada escritura, fixando 95 teses que provocaram uma mudança enorme de conceitos em todo o mundo”, explicou.

O senhor Jonas Soprani também solicitou o uso da tribuna para falar a respeito do não cumprimento da exigência da fixação de quadros de aviso contendo os nomes e as especialidades dos médicos em horário de expediente nos postos da rede pública municipal. Para isto citou a lei 3.421 de 31 de julho de 2014, que regulamenta a exigência citada.

Foram inscritos para utilizar a tribuna os vereadores Rogerinho do Gás, Jean Menezes. Estéfano Silotti, Tarcísio Silva e Fabrício Lopes.

Sessão Solene

O vereador Jean Menezes solicitou a realização de Sessão Solene nesta terça-feira (17), às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Linhares. A solicitação se deu por meio do processo nº 3043/2017, na forma prevista no artigo 152, inciso IV do Regimento Interno. O objetivo da solenidade é homenagear a Reforma Protestante, que completa 500 anos em 31 de Outubro, além de comemorar os 158 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil.

Já o vereador Joel Celestrini, por meio do processo nº 3197/2017, solicitou a realização de Sessão Solene em 24 de Outubro, às 19h30, também em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante.

Homenagem Póstuma

O vereador Tobia Cometti homenageou os familiares da senhora Jacilda Rocha Félix em virtude da ação generosa da doação de diversos órgão após o seu falecimento em 2014. A homenagem ocorreu antes da Sessão Ordinária desta segunda-feira (16).