Advogado explica o que são "Fake News"

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 16, o advogado Cleiton Mendes subiu à Tribuna com o intuito de esclarecer o que são "Fake News" ou Notícias Falsas. Segundo o advogado, este é um problema mundial, que existe desde a Grécia e a Roma antigas, mas que hoje possui uma disseminação gigantesca devido às redes sociais. Ainda segundo ele, este é o principal assunto nessas eleições e a maior preocupação do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. "A responsabilidade para esse tipo de crime é solidária, o que significa que quem divulga será responsável da mesma forma que aquele que produziu a notícia falsa, com punição na esfera civil e/ou criminal", esclarece. Cleiton terminou sua fala com a frase "A paz quando for possível, mas a verdade a qualquer preço."

Por sua vez, o pastor Luís Henrique também subiu à Tribuna para apresentar duas demandas do bairro Movelar: um posto de saúde e uma capela. Mas antes, o pastor agradeceu o apoio da Câmara Municipal nos últimos dez anos: "graças a essa parceria, o bairro é outro, 100% pavimentado, rede de esgoto concluída, escolas, campo de futebol e iluminação." Luís Henrique agradeceu em especial aos vereadores Gelson Suave e Tarcísio Silva.

Projetos votados

Foram aprovados por unanimidade os dois projetos de Lei do Poder Executivo, o de nº1032/2018 , que dispõe sobre o Programa de Revitalização da Cultura do Cacau, bem como sobre o fundo de apoio à Cacauicultura no Município de Linhares; e o de nº1031/2018, que dispõe sobre alteração da estrutura organizacional do poder Executivo do Município de Linhares, a que se refere à Lei nº2560, de 15 de Dezembro de 2005, e suas alterações vigentes, altera nomenclaturas e extingue cargos comissionados, e dá outras providências. O vereador Tarcísio explicou que pediu informações sobre o projeto e ficou muito satisfeito com que ouviu, por se tratar de um projeto muito bem elaborado, onde a Prefeitura reduziu o número de secretárias, reduzindo também a quantidade de cargos comissionados.

Projetos para simples leitura

Foram lidos os projetos nº1130/2018, de Tarcísio Silva, que dispõe sobre a obrigatoriedade de serviço de desinfecção permanente de ambulâncias na Rede Hospitalar Municipal, após o transporte de cada paciente e o de nº1139/2018, também de Tarcísio, em que fica o Poder Executivo Municipal autorizado a dispor sobre a inclusão de texto explicativo nos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) sobre o direito à isenção deste imposto, nos casos previstos em Lei.